Governo e universidades firmam parceria para fomentar BIM no Paraná

Visualizações

95
Assinatura de parceria BIM, UFPR e UP. 23/08/2016  - José Richa Filho e Zaki Akel Sobrinho

Governo e universidades firmam parceria para fomentar tecnologia BIM no Paraná

A assinatura das parcerias foi feita no dia 23 de agosto, no auditório do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e contou com a presença de centenas de profissionais e estudantes de engenharia e arquitetura.

Com a parceria, as universidades farão pesquisas científicas e formarão profissionais de engenharia e arquitetura preparados para trabalhar com a ferramenta. O envolvimento das universidades atende ao Plano de Fomento BIM da Secretaria de Infraestrutura e Logística, previsto dentro das ações do Governo do Paraná até 2018.

“É um trabalho que vem sendo planejado desde 2014, pensando no futuro do Paraná. O BIM representará um salto na qualidade de projetos e na execução das obras públicas”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, Eng. José Richa Filho.

Nas universidades, a expectativa é de que o uso da plataforma estimule os acadêmicos a desenvolver novas pesquisas, contribuindo diretamente para a sociedade. “A ajuda contribui para o desenvolvimento dos projetos públicos e para a formação dos alunos nos níveis de graduação, mestrado e doutorado”, destacou o reitor da UFPR, Prof. Zaki Akel Sobrinho.

“Esse termo de cooperação integrará as ações, garantido mais produtividade, eficiência e inovação. Hoje, os profissionais devem estar capacitados para trabalhar com novas tecnologias e a universidade é a porta de entrada para essa especialização”, acrescentou o reitor da Universidade Positivo, Prof. José Pio Martins.

Participaram do evento o presidente do Instituto de Engenharia do Paraná, Eng. Nelson Luiz Gomez, a diretora-geral da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, Eng. Andrea Regina Abrão, o diretor do Departamento de Gestão de Projetos e Obras (DGPO), Eng. Lidio Akio Sasaki, o coordenador do termo de Cooperação da UFPR, Prof. Sérgio Scheer, a coordenadora do termo de Cooperação da UP, Prof. Patricia Maggi.

Assinatura de parceria BIM, UFPR e UP. 23/08/2016 - José Richa Filho

Assinatura de parceria BIM, UFPR e UP. 23/08/2016 – José Richa Filho

Portal BIM – No evento também foi anunciado o lançamento oficial do Portal BIM Paraná. O Portal será atualizado constantemente com informações sobre as ações do Governo do Paraná referentes ao BIM, além de um acervo digital de pesquisas acadêmicas e as principais novidades da Rede BIM no mundo.

PALESTRA – Para encerrar as atividades do evento, o finlandês Sten Tuudak, mestre em Engenharia Estrutural e com experiências em grandes corporações internacionais, apresentou aos profissionais e as autoridades presentes alguns casos de sucessos em obras em que foram adotadas a tecnologia BIM.Os principais pontos destacados pelo palestrante foram os ganhos de produtividade, qualidade e transparência no planejamento e gerenciamento a partir da modelagem integrada.

Fonte: Portal BIM Paraná

 

Sem comentários para Governo e universidades firmam parceria para fomentar BIM no Paraná

Deixe uma resposta