Que tal imprimir um coral 3D?

Visualizações

208

O desafio pode ser o levantamento de um edifício histórico, de esculturas ou até mesmo de recifes de corais, projetos surpreendentes estão dando forma virtual à nossa realidade e isso é fácil do que imaginávamos.

Separamos aqui alguns exemplos de objetos tridimensionais criados a partir do levantamento e processamento apenas de fotos. Os resultados são fantásticos!

The Hydrous

Um projeto que visa contribuir com a ciência a partir do levantamento fotográfico de recifes de corais e disponibilizá-os irrestritamente através de visualizadores 3D interativos. O grupo de pesquisa realiza expedições de mergulho para fotografar os corais e também desenvolve os modelos 3D. No site é possível encontrar modelos de diversas organismos de diversas partes do mundo.

 The Hydrous

Para ter acesso ao site do projeto clique aqui

 

African Fossils

Espaço virtual que contêm uma coleção de fosseis e artefatos encontrados em grande maioria no Lago Turkana no oeste da Africa guardados no Museu Nacional de Nairobi e no Turkana Basin Institute no Quénia. Além de visualizar os fósseis, é possível fazer o download de modelos e imprimi-los.

Para ter acesso ao site do projeto clique aqui

 

Smithsonian X3D

 

Espécie de museu 3D que disponibiliza diversos modelos tridimensionais de objetos icônicos e missões cientificas obtidos por meio de vários métodos de captura. Vários modelos estão disponíveis para download e podem ser impressos

Para ter acesso ao site do projeto clique aqui

Como posso criar e imprimir um objeto 3D?

O Processamento de fotos para a criação de um arquivo tridimensional segue um workflow simples com basicamente 6 passos. Primeiro escolhemos o objeto presente na nossa realidade (1) e o método que vamos capturar as informações dele (2), fotogrametria ou escaneamento a laser. Depois de obter estas informações precisamos lapidar este material (3), E por último, somente depois de aprimorar (4) estes dados através da adição de malhas necessárias para finalizar o modelo é que teremos o produto digital (5) tridimensional que pode ser impresso e fabricado (6).

workflow de captura 3D

Se você se motivou e está pensando em criar um objeto digital confira o projeto Memento. Está tecnologia é uma solução desenvolvida pela Autodesk que converte qualquer informação de realidade capturada, seja por fotos ou por laser scanners, para malhas de alta definição 3D que podem ser modificadas, ou seja, processadas e otimizadas para que sejam utilizadas virtualmente como modelos tridimensionais ou para fabricação em impressões 3D.

Vá além!

Sempre temos mais alguns links para você seguir em frente!

Autodesk RECAP
Photo to 3D
123 CATCH

 

 

Sem comentários para Que tal imprimir um coral 3D?

Deixe uma resposta